pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Polícia Militar participou do Dia da Independência da Bahia, comemorado em 2 de julho

A comemoração do Dia da Independência da Bahia foi noticiada no portal da Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA), destacando-se a participação das autoridades civis e militares.

Na solenidade festiva, marcaram presenças o governador Rui Costa e o comandante-geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, além de “representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica)”.

Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da PMBA participaram ativamente das comemorações, durante os cortejos realizados e no deslocamento protegido das pessoas e veículos, assegurando-se a participação de todos.

Leia mais informações sobre as solenidades realizadas, na notícia transcrita em seguida:

Um domingo com “gostinho” de feriado. Foi assim que baianos e turistas acompanharam desde cedo a solenidade em comemoração ao Dia da Independência da Bahia neste 2 de julho. O cortejo teve início no Largo da Lapinha com a alvorada e o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, após a execução do Hino Nacional houve a entrega das coroas de flores ao busto do General Labatut, realizada pelo governador Rui Costa, o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), entre outras autoridades. Em seguida, com as imagens do Caboclo e da Cabocla, seguiu pelas ruas do centro de Salvador em direção ao Terreiro de Jesus e à Praça Municipal, onde terminou a primeira parte do desfile.

Para garantir segurança à população durante a festa, a Polícia Militar montou um esquema especial com 1.096 policiais militares que nas ruas acompanharam a programação do cortejo cívico da Lapinha até a Praça Dois de Julho, no Campo Grande. O policiamento foi realizado pela PM por todo trajeto e no entorno da festa, como nos pontos e terminais de ônibus, em barreiras de trânsito, patrulhas e duplas de policiamento. Além das atividades operacionais, oficiais e praças representaram a PMBA durante o cortejo cívico.

O comandante da PM, coronel Anselmo Brandão, ressaltou a importância da participação popular na comemoração “Todos devem participar e enaltecer a construção de uma sociedade mais cidadã, que busca um futuro promissor para todos nós. Então, saudemos o 2 de julho!”, enfatizou.​

No período da tarde houve o hasteamento da bandeira da Bahia no Forte São Marcelo e a homenagem aos heróis da Independência na Câmara Municipal. O cortejo seguiu em direção ao bairro Campo Grande, a comitiva chegou juntamente com as imagens do Caboclo e da Cabocla que simbolizam a luta na Bahia pela Independência. Em seguida, o governador e outras autoridades hastearam as bandeiras e depositaram coroas de flores aos pés do monumento da Independência. Logo após, o cabo da Polícia Militar e campeão baiano de fisiculturismo, José Francisco Cajaiba, que realizou o acendimento da Pira Olímpica.

As atividades foram finalizadas com execução do Hino da Bahia, orquestrado pela banda de música da Polícia Militar Maestro Wanderley e entoado pelo Coral da PM, com participação dos alunos da Casa Pia – Órfãos de São Joaquim.

Fonte: PMBA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM