pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Em Rondônia, policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar fazem palestras de crimes no trânsito

Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública que atuam nas atividades de polícia de trânsito, na Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), estão certos de que as ações preventivas são mais eficazes do que as repressivas. Além disso, negligência, imprudência e imperícia na condução de veículos, sem a observância das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, têm concorrido para o aumento das vidas ceifadas no trânsito.

Nesse entendimento, os policiais militares e os membros do Poder Judiciário Local se unem para ministrar diversas palestras educativas aos cidadãos, inclusive, “a sentenciados pela Justiça em razão de condenação por crimes de trânsito, em especial os de embriaguez na direção.”

Leia mais informações, na notícia publicada, no portal da PMRO, e transcrita a seguir:

Policiais do Pelotão de Trânsito (PTRAN) realizaram palestra educativa a sentenciados pela Justiça em razão de condenação por crimes de trânsito, em especial os de embriaguez na direção. Reunião aconteceu na última sexta-feira (30/06) na sala de instrução da sede do 3º BPM.

Em parceria com o Poder Judiciário local, o Pelotão de Trânsito aplica mensalmente as palestras educativas, nas quais são abordados diversos temas relacionados ao trânsito como a Direção Defensiva, Cidadania, Participação Social, Conceito de Mobilidade Urbana, Legislação e Psicologia no Trânsito.

A palestra procura demonstrar aos participantes, por meio de apresentação de dados estatísticos e estudos, a importância do cumprimento da legislação quando na direção de veículo os efeitos maléficos da combinação álcool e direção, uso do cinto de segurança, uso de celular enquanto se dirige e todas as consequências legais de tais atos.

3trabalProcura-se ainda demonstrar a real motivação do legislador quando da elaboração de alguns princípios previstos no Código de Trânsito Brasileiro de 1997 e a essencial importância da fiscalização de trânsito, de forma a contextualizar os participantes dentro do papel do exercício da Cidadania.

Outro objetivo da palestra também é se evitar a reincidência desses infratores, mediante uma troca de experiência entre os participantes, a fim de se despertar na consciência de cada um a estima pela prática de um trânsito mais seguro, desenvolvendo o bom relacionamento entre a própria Polícia Militar e a sociedade.

Dessa forma, os policiais do 3º BPM, por meio do policiamento especializado procuram trabalhar em todas as frentes de combate aos crimes e infrações de trânsito, de forma a se completar o ciclo: a frente a educativa, a preventiva e a repressiva.

Fonte: PMRO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM