“Policiais Militares de Rondônia participam de Curso sobre explosivos na Argentina”

No portal da Polícia Militar do Estado da Rondônia (PMRO), há uma reportagem da autoria do Jornalista Lenilson Guedes, relatando que “Policiais Militares de Rondônia participam de Curso sobre explosivos na Argentina”.

Participaram também, naquele curso, profissionais da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Leia mais informações sobre o evento destacado, na notícia transcrita a seguir:

Com o objetivo de aprimorar ainda mais os conhecimentos em explosivos antes e depois de uso, o capitão PM Agleydson Rodrigues Cavalcante, comandante da COE – Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar de Rondônia e o cabo PM Sérgio Gonçalves da Costa participaram na cidade de Córdoba, Argentina, do Curso de Investigações pós-explosão “Investigación Post Explosión”, análise e pesquisas após um ato explosivo, promovido pela Brigada de Explosivos do Departamento de Armas e Explosivos da Polícia da Província de Córdoba.

O Curso teve início na segunda – feira, 5 de junho e terminou na sexta-feira 16, com o objetivo de atualizar os conhecimentos necessários para aprofundar e desenvolver a tarefa específica de policiais de diversos países sulamericano. O Curso foi desenvolvido na Academia de Polícia “Libertador General Don José de San Martin” em “Tiro Federal Córdoba” e na antiga fábrica “El Tala”, Córdoba, Argentina.

CORDOBAParticiparam integrantes das forças armadas e de segurança da Argentina, bem como políciais militares do Paraná, e de Rondônia, Brasil. Integrantes do exército argentino, uma delegação da “Delegation La Matanza”, Buenos Aires, “Departamento de Policia Esquadrão de Bombas da cidade de Buenos Aires, “Brigada da Província” de Santa Fé, “Fire Departamento de Polícia” de San Juan, Divisão Brigada Córdoba, com a Coordenação da Divisão de Delegados especialistas técnicos em desativações de dispositivos explosivos da Polícia Córdoba.

Na cerimônia de conclusão do Curso, participou o Diretor de Logística, Comissário Mayor Alejandro Gaitán, que recebeu o Cônsul-Geral do Brasil em Córdoba, Embaixador João Solano Carneiro da Cunha, o chefe da Divisão de Desminagem Humanitária do Exército Argentino, o coronel Rodolfo Pérez o Diretor da Fábrica Militar do Rio III, Coronel Rafael Guerrero.

COROB

Certificados

Na entrega dos Certificados de Conclusão, participaram o chefe de Armas de Fogo e Explosivos do Departamento, Comissário Inspetor Esteban Barizone, Oficiais, o chefe da Brigada de Explosivos, Sub Comissário Hugo Moyano, o Sub Comissário Dario Exequiel Avila Bornancini, chefe adjunto da Brigada de Explosivos, instrutores, professores e formandos.

De acordo com as informações da Polícia da Provincia de Córdoba, o evento começou com o canto do Hino Nacional do Brasil e Hino da Argentina; em seguida, a apresentação de um vídeo institucional apresentando as participações dos alunos e no desenvolvimento do Curso. Foram então realizadas as entregas dos certificados para cada um dos formandos.

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram”, disse o Comissário Mayor Gaitán, de Córdoba,citando o epistemólogo suíço Jean Piaget. Ele destacou a importância de atualizar o avanço científico com relação a explosivos e alterações em regulamentos e procedimentos legais exigidos em cada ocasião.

O Comissário Mayor Gaitán, agradeceu também aos presentes pela constante disposição para treinar e satisfazer as necessidades de fornecer as ferramentas técnicas, teóricas e práticas especializadas para executar de forma eficiente as muitas situações que podem enfrentar.

Ao final agradeceu a presença dos representantes da Polícia Militar do Estado do Paraná e de Rondônia (Brasil), o Exército Argentino e do Departamento Bomba Police Squad da Cidade de Buenos Aires.

argenti

Fotos institucionais Polícia da Provincia de Córdoba-Argentina

Fonte: PMRO.

0

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*