Festa de São João, em Campina Grande, Paraíba: “o Maior São João do Mundo”

Desde a última sexta-feira (2) que Secretaria da Segurança e da Defesa Social do Estado da Paraíba implementa o plano de atuação integrada de proteção desenvolvido pelas forças de segurança.

Os festejos juninos e julinos, com a denominação de “o Maior São João do Mundo”, atraem milhares de turistas à Campina Grande, Paraíba, além de mobilizar toda população local.

Nesse sentido, a mobilização das forças de segurança objetivam proteger as pessoas e os patrimônios público e privado expostos nos espaços públicos já tem plano operacional definido.

Saiba mais, na reportagem abaixo, que foi publicada no portal da Polícia Militar dos Estado da Paraíba (PMPB):

As Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros da Paraíba vão empregar um efetivo de até 950 homens e mulheres nos festejos juninos de Campina Grande. De acordo com o plano operacional da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), o efetivo será distribuído entre os dias 2 de junho, quando tem inicio o Maior São João do Mundo, até o dia 2 de julho, data em que se encerram os festejos na cidade. Continua funcionando no Parque do Povo o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), instalado no ano passado, reunindo todos os órgãos operativos da Segurança Estadual.

Nos dias de maior movimentação, a Polícia Militar empenhará 450 policiais, que vão trabalhar no Parque do Povo, tanto na concentração da festa quanto nas adjacências. No local, serão montadas plataformas e postos de observação, que permitem uma melhor visualização da área do evento, facilitando a identificação de qualquer ocorrência.

A Polícia Militar ainda contará com 100 câmeras instaladas na área do Parque do Povo e região, todas de longo alcance. Serão utilizadas ainda 20 viaturas, que ocuparão o local da festa diariamente e que vão realizar rondas em bairros próximos. O policiamento contará com o efetivo a pé, motorizado e ainda com o apoio da cavalaria, Bope, Rotam, Batalhão Ambiental, BPtran, e Força Tática. Também estão incluídos no policiamento o uso de drone, para monitoramento aéreo, e do helicóptero Acauã, da Segurança e da Defesa Social.

Durante o mês de festa, a Polícia Civil vai empregar 250 homens e mulheres, também distribuídos no perímetro do Parque do Povo e em outros pontos de festejos, a exemplo do distrito de Galante. Este ano, o atendimento foi diversificado, com funcionamento de unidades policiais nessas duas localidades, de modo que os cidadãos não precisem se deslocar para o registro de ocorrências. Os casos não relacionados às festas juninas serão atendidos na Central de Polícia Civil, bairro do Catolé.

Dentro do Parque do Povo, na sede do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), foi instalada a ‘Delegacia do Forró’. O objetivo é fornecer um atendimento especializado com equipes formadas por delegado, escrivão e agentes de investigação diretamente no local da festa, para registros de Boletim de Ocorrência e lavratura de flagrantes. Uma delegacia móvel será instalada no distrito de Galante, local de passagem da Locomotiva do Forró. Na Central de Polícia Civil serão atendidas as demais ocorrências (que não sejam no local do Parque do Povo), inclusive com o funcionamento normal das Delegacias Plantonistas (Homicídios, de Atendimento à Mulher, Repressão a Entorpecentes, Roubos e Furtos, entre outras).

Durante os dias de festas juninas, a Polícia Civil também atuará com a ‘Operação Infância Segura’, realizada pelas equipes da Delegacia da Infância e Juventude (DIJ) e de Repressão aos Crimes contra a Infância e Juventude (DRCCIJ), visando coibir a venda de bebidas alcoólicas e a condução de veículo por menores de idade.

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) terá efetivo de 250 homens e mulheres, sendo 40 escalados por noite. Eles terão o apoio de sete viaturas, que farão ponto base no evento, diminuindo o tempo resposta de atendimento a possíveis emergências que ocorram dentro do Maior São João do Mundo.

Dois postos de observação estarão instalados na área, para facilitar a visualização dos bombeiros e proporcionar o atendimento pré-hospitalar ao público, com o uso de equipamentos de primeiros socorros. A corporação também integrará o Posto de Comando das forças de Segurança Pública, de onde a operação será coordenada. Ainda neste fim de semana, o Corpo de Bombeiros reforçará a prevenção na festa do Bode Rei, em Cabaceiras (também na Borborema), e, a partir da próxima semana, no distrito de Galante.

Desde a quarta-feira (31), os bombeiros militares também iniciaram a fiscalização das condições de segurança contra incêndio e controle de pânico das edificações da rede hoteleira e locais de reunião de público como bares, restaurantes e casas de show de todo o Estado. No Parque do Povo, toda a estrutura de palcos, arquibancadas e barracas de alimentação foi vistoriada – bem como toda a área do evento.

Fonte: PMPB.

0

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*