No Distrito Federal, Batalhão de Polícia Ambiental dá início ao Junho Verde

O meio ambiente no Distrito Federal tem sido prioridade, para os profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública que atuam nas atividades de polícia ostensiva.

Com a finalidade de mobilizar as pessoas para que se conscientizem na proteção da fauna, da flora e demais recursos ambientais próprios dos centros urbanos, os policiais militares ambientais, da Polícia Militar do Distrito Federal PMDF).

Nesse entendimento, desde a manhã desse domingo (4), iniciaram-se as atividades específicas sobre o Junho Verde. Assim, unidos, os órgãos e entidades, públicos e privados, convergirão esforços para cumprirem suas missões de protetores da natureza.

Leia mais, sobre o assunto, a notícia publicada, no portal da PMDF, e transcrita em seguida.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou a abertura do Junho Verde na manhã deste domingo (4), no Parque Águas Claras. A campanha visa as intensificações nas ações de proteção aos recursos hídricos, a fauna e a flora do DF, além da educação ambiental. As atividades são alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será nesta segunda-feira (5).
O BPMA realizou a entrega de material didático, feito pelos próprios policiais do Batalhão, com dicas para preservar os recursos hídricos. Também houve a apresentação a céu aberto do Teatro Lobo-guará.
O Bavop disponibilizou um helicóptero da unidade para que o público do parque pudesse conhecer o interior da aeronave da PMDF. Quem passou no posto policial localizado no parque também pode conhecer alguns animais taxidermizados.
Os animais fazem parte do acervo da PMDF e da Universidade de Brasília (UnB) e posteriormente serão conduzidos para o museu ambiental que será inaugurado ainda este mês, como parte de uma das solenidades do Junho Verde.
Além do museu, o BPMA também realizará a abertura da biblioteca ambiental, na sede do Batalhão. A inauguração está prevista para o próximo dia 12.
Operacionalidade
O major Souza Júnior, comandante da unidade, afirmou que o Batalhão vai dar início a duas operações durante o Junho Verde. “Teremos a operação ‘arca de Noé’ que visa o combate aos crimes ambientais contra a fauna e a flora e a operação ‘Água Viva’ que será a intensificação no patrulhamento nos cursos de água do DF”.
Durante o Junho Verde, o Batalhão vai definir qual será o mascote da unidade. As opções estão entre o tamanduá, o lobo-guará e a capivara.

Fonte: PMDF.

0

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*