pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Num encontro de policiais militares cariocas e mineiros, liderança discutiu possíveis migrações da criminalidade organizada.

Os profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) participaram de um evento especial para as respectivas lideranças dos comandos das regiões vizinhas.

Oportunidades iguais a essa ampliam as possibilidades da troca de informações e de experiências profissionais.

Durante o evento, os comandantes das unidades que atuam naquelas regiões assistiram a palestra — “O Crime organizado no estado do Rio de Janeiro, capital e interior e sua possível migração para o estado de Minas Gerais” — ministrada pelo Coronel PM Lucio Flavio Baracho de Sousa, que é o Comandante do Sexto Comando do Policiamento de Área (6º CPA) da PMERJ.

Leia mais e conheça os detalhes do evento publicado no portal da PMERJ e transcrito a seguir:

Na manhã desta quinta-feira, 18/05, o Comandante do 6º CPA, Coronel PM Lucio Flavio Baracho de Sousa, esteve no Município de Pedra Dourada /MG, atendendo o convite da 4ª Região da Polícia Militar de Minas. Na ocasião, o Coronel palestrou sobre “ O Crime organizado no estado do Rio de Janeiro, capital e interior e sua possível migração para o estado de Minas Gerais”.

Ao longo do dia, diversos assuntos relacionados à Segurança Pública foram discutidos com o objetivo de melhor entender as necessidades das divisas dos Estados, além de solucionar possíveis impedimentos do cotidiano. O Comandante do 6º CPA, iniciou sua palavra demonstrando o que a Polícia Militar representa geograficamente no âmbito estadual e as subdivisões dos Batalhões subordinados distribuídos na região Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro.

Discursou ainda, sobre as principais facções criminosas que atuam hoje nas comunidades cariocas e suas ramificações no interior. Acrescentou que os municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé são os mais populosos da região e demonstrou o empenho dos trabalhos ostensivos realizados nessas áreas através do demonstrativo de produtividade das Unidades Subordinadas (apreensão de armas e drogas), com o objetivo de garantir a integridade física da população e a prevenção de delitos de acordo com a mancha criminal de cada localidade.

É de extrema importância ressaltar que a 6ª RISP encontra-se em 1º lugar no estado do Rio de Janeiro, em relação ao sistema integrado de metas do 1º trimestre de 2017, o que significa que as ações exercidas de forma árdua estão gerando resultados positivos e gratificantes.

Foi apresentado também aos policiais de MG o vídeo sobre o ISP-GEO, uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Segurança para auxiliar no acompanhamento das ações criminais através de planejamento de dados para alocação mais eficiente de recursos por meio de Georreferenciamento.

Através da BR 356 e BR101 o Rio de Janeiro faz divisa com o Estado Mineiro, portanto é essencial a integração policial, devendo ser entendida como uma política complexa que varia de um Estado para outro, dependendo de inúmeros fatores na sua implementação, mas sendo exercida de forma conjunta para melhor atender às necessidades da população.

Representando o estado de Minas Gerais, estavam presente no evento:

Cel PM Alexandre Nocelli – CMT 4º RPM, Ten Cel Lucio Mauro Campos Silva – CMT 21ºBPM, Ten Cel Marco Antônio Rodrigues de Oliveira – CMT do 2º BPM, Ten Cel Oterson Luís Nocelli – CMT 27ºBPM – Ten Cel Joedson Floriano Gomes – CMT 47ºBPM, Ten Cel Giovani do Carmo -CMT 6ªCia, Ten Cel Paulo Henrique -CMT 4ªCia, Ten Cel Wallace Brandao -CMT 10ªCia, Ten Cel Robson Garrido de Paiva – CHEM, Major Arlindo Florindo – CMT de Carangola, Major Marcellus de Castro – P5 4ªRPM e CAP Robson Pagy Brage – SubCmt 4 Cia.

Comandantes de Unidades da PMERJ:

CMT do 6ªCPA – Cel PM Lucio Flávio Baracho de Sousa, 8º BPM- Ten Cel PM Fabiano Santos de Souza, 29º BPM – Ten Cel PM João Carlos Alves Ribeiro, 32ºBPM- Cel PM Marco Aurélio Ciarline Guarabyra Vollmer, 36ºBPM- Ten Cel PM Leandro de Miranda Queiroz.

Fonte: PMERJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM