pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

No Festival Eurovision-2017, Portugal foi, pela primeira vez, o grande vencedor, com Salvador Sobral.

A grande final do Eurovision, concurso europeu da canção criado em 1956, aconteceu neste sábado (13) em Kiev, capital da Ucrânia, informou a Rádio França Internacional (RFI).

Segundo a emissora, “pela primeira vez, Portugal venceu o com uma balada que destoava totalmente da fórmula pop dançante dos outros candidatos” e o “cantor Salvador Sobral ganhou com ‘Amar Pelos Dois’, com letra em português e singelo arranjo jazzístico de cordas e piano, que lembra as canções de Tom Jobim”.

A RFI destacou, ainda que:

Após o anúncio da vitória, um dos apresentadores perguntou se o português gostaria de dizer algo. Ele respondeu: “Vivemos em um mundo de música descartável, de música fast food sem conteúdo. Acho que esta pode ser a vitória da música, das pessoas que criam música que realmente significa algo. Música não é fogos de artifícios, é sentimento. Vamos tentar mudar isso, trazer a verdadeira música de volta. Isso é o que importa”.

Depois de receber o troféu, em forma de microfone, ele interpretou mais uma vez a canção vencedora – tanto pelos votos do júri quanto dos telespectadores. Desta vez ele dividiu os versos com a irmã, Luisa, compositora da música, ambos muito aplaudidos pelo público (veja vídeo abaixo). Uma bandeira de Portugal foi pendurada no pedestal do microfone.

Mesmo emocionado, o cantor de 27 anos não perdeu o bom humor e disse em português no meio da música: “Um abraço, Portugal. Estava tudo comprado na verdade”. Ele foi o único participante a cantar inteiramente em sua língua materna.

Em segundo lugar ficou a Bulgária, e em terceiro, a Moldávia. A Itália, considerada favorita pelas bolsas de apostas, terminou em sexto lugar, e a França, representada pela cantora Alma, em 12°.

A RFI informou também que o interprete da canção vencedora, Salvador Sobral, teria revelado “recentemente que sofre de uma grave doença cardíaca, que exige que ele tenha que realizar em breve um transplante de coração. O cantor, que não gosta de falar do problema, disse que o palco é o seu refúgio para esquecer a doença. Por causa dela foi obrigado a deixar de fumar e vive com dores permanentes”.

Foi destacado pela a RFI que:

O cantor chamou a atenção pela primeira vez na coletiva de imprensa do Eurovision, quando chegou vestindo uma camiseta com a inscrição “SOS Refugees” (SOS Refugiados). Ele aproveitou para compartilhar o seu engajamento pela causa: “As pessoas que buscam ajuda na Europa não são apenas migrantes, são refugiados”.

Ele também conquistou o público com seu jeito engraçado. Cada vez que era focalizado pela câmera, na noite da semifinal do Eurovision, ele fazia divertidas caretas ao lado da sua irmã.

Sobre a carreira de Salvador Sobral, a RFI destacou que:

O lisboeta Salvador contou, em entrevistas, que seu contato com a música começou na infância, quando gostava de cantar nas viagens de carro da família. Aos 10 anos, ele participou no concurso musical “Bravo, Bravíssimo”, do canal português SIC.

Em 2009, ele disputou a terceira edição do programa “Ídolos”, da qual foi finalista. Depois, começou a estudar psicologia e passou um ano em Mallorca, na Espanha, como parte do programa de intercâmbio universitário Erasmus. Lá começou a cantar em bares. De volta à Lisboa, decidiu abandonar a universidade e se mudar para Barcelona.

Na capital catalã, estudou música na na prestigiosa escola Taller de Músics e, no início de 2014, colaborou com a banda de pop-indie Noko Woi, formada por venezuelanos radicados em Barcelona, com a qual se apresentou no famoso festival Sónar. Em 2015 foi incluído na programação dos eventos Vodafone Mexefest e EDP Cool Jazz.

Em março de 2016, lançou seu disco de estreia, “Excuse Me”, com coprodução musical do pianista Júlio Resende, do venezuelano Leonardo Aldrey e do próprio Salvador Sobral, que é fã de Chet Baker. Em 2017, ele foi o vencedor do Festival RTP da Canção 2017, que garantiu a sua vaga no Eurovision.

Conheça a letra e ouça a música clicando aqui.

Fonte: RFI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM