pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Polícia Militar de Santa Catarina comemora 182 anos!

Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) comemoraram os 182 anos de criação e instalação daquela Instituição Militar Estadual.

A celebração da cerimônia programada foi divulgada no portal da PMSC, com as seguintes informações:

Para celebrar os 182 anos da Polícia Militar de Santa Catarina, o Comando-Geral da Corporação realizou na manhã desta sexta-feira, 5, no Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM), a solenidade militar comemorativa. A cerimônia, que contou com a presença do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o comandante-geral da PMSC, coronel Paulo Henrique Hemm, o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, general de Brigada Sérgio Luíz Tratz, e o comandante-geral do Corpo de Bomebiros Militar, coronel Onir Mocelin, entre outras autoridades civis e militares, policiais militares e familiares, foi marcada por homenagens e promoções de policiais.

“A história da PMSC se confunde com a história de Santa Catarina. Um legado de esforços coletivos que permitiu à Corporação acumular o seu maior patrimônio, o respeito pela vida dos catarinenses e daqueles que aqui vivem”, destacou o comandante-geral, coronel Paulo Henrique.

Dentre as homenagens, foi entregue o título honorífico e medalha “Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina”, criado para agradecer a amigos que contribuem para o sucesso da corporação; e a “Comenda Barriga Verde da Polícia Militar” instituída para agraciar pessoas físicas e jurídicas, órgãos públicos e militares estaduais e das Forças Armadas que contribuem para o engrandecimento da PMSC.

Agraciados com o título honorífico “Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina”

Agraciados com a “Comenda Barriga Verde da Polícia Militar”

A solenidade também marcou a implementação do PMSC Mobile. O aplicativo é fruto de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). O PMSC Mobile é utilizado em qualquer modalidade de policiamento, a pé ou embarcado, bastando a guarnição de serviço estar equipada com o kit de tecnologia móvel, composto por um tablet ou smartphone e uma impressora térmica portátil.

A expansão do seu uso na Corporação foi possível em razão do apoio imprescindível do Tribunal de Justiça, do Ministério Público Estadual (MPE) e do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), gerenciado pelo MPE, que diante da relevância social do projeto, investiu mais de R$ 4 milhões de reais na aquisição de equipamentos e aperfeiçoamento do aplicativo. Foram esses recursos, em conjunto com os esforços empreendidos pelas sessões técnicas da Polícia Militar, que permitiram levar o aplicativo para todos os municípios catarinenses, garantindo seu uso por todas as guarnições de serviço.

“A maturidade institucional que hoje temos é reflexo das mudanças ocorridas sobre o capital humano. Jamais tivemos medo do novo, de construir conceitos, de definir caminhos e de aperfeiçoar o antigo”, falou o comandante-geral.

O último ato da solenidade foi de promoção de praças e oficiais da Corporação. Foram promovidos no Estado 134 praças e 55 oficiais.

Relação de praças promovidas


Relação de oficiais promovidos

O destaque foram as duas promoções a cabo por ato de bravura, dos soldados Diego Altamiro dos Santos e Rafael Solivo.

O soldado Diego Altamiro dos Santos, no dia 29 de outubro de 2016, na sua folga, por volta das 12h30, na rua principal do bairro de Jurerê Tradicional, presenciou um roubo a mão armada, praticado por dois homens. Um deles portava arma de fogo, e exigia da vítima que lhe entregasse o veículo. Imediatamente, o soldado Diego se identificou como policial e deu ordem para que os homens se rendessem. Nesse momento, os autores apontaram a arma em sua direção, ele sacou a sua pistola e fez disparos em direção aos agressores. Um dos homens conseguiu fugir com o veículo furtado, já o outro foi preso. Vítima e autor não se feriram.

O soldado Rafael Solivo, no dia 5 de janeiro de 2017, às 18h30, em Forquilhinhas, São José, estava de folga quando percebeu que um homem praticava roubos, se aproveitando do congestionamento na rua principal do bairro. O policial determinou que abaixasse a arma e colocasse as mãos na cabeça, o que não foi atendido pelo criminoso. Diante da recusa, o policial utilizou a técnica de tiro chamada “double tap”, e atingiu o braço e o tórax do autor, e o deixou sem ação.

“A Polícia Militar é o sustentáculo dos cidadãos que contribuíram e contribuem para a pujança do Estado de Santa Catarina. Muitas vezes incompreendida e criticada, é essa Polícia Militar, formada por pessoas dedicadas e abnegadas, que estende a mão aos necessitados de proteção nas horas mais difíceis da vida, assistindo, acolhendo e amparando-lhes, seja de dia ou de noite, no calor ou frio, nos palácios ou nas choupanas”, destacou o secretário Grubba em seu pronunciamento.

“Santa Catarina é um Estado que orgulha todos nós, em diversos aspectos. E na segurança pública não poderia ser diferente. Temos a melhor Polícia Militar do território nacional”, colocou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. “Basta olhar para os demais Estados da Federação. Em um contexto nacional complicado, onde vimos muitos Estados contendo recursos ou mesmo atrasando seus sálários, aqui em Santa Catarina tivemos, no início desta semana, a grata oportunidade de permitir o maior ingresso de novos policiais da história da PMSC”, avaliou. “Também fico muito feliz em ver a integração da Polícia Militar com os demais orgãos estaduais, como o Ministério Público e o Poder Judiciário, o que nos orgulha e nos permite ir além. Por isso estamos aqui hoje, para comemorar e agradecer, além de deixar claro que queremos continuar caminhando com vocês. Parabéns PMSC, pelos seus 182 anos de existência”, parabenizou Pinho Moreira.

A PMSC, que é referência no país, tem muitos motivos para comemorar a brilhante história que vem escrevendo em prol da segurança dos catarinenses e de todos que visitam o Estado. Corporação que trabalha incansavelmente e se renova diariamente para servir cada vez melhor o cidadão, em busca de uma sociedade mais saudável, harmoniosa e segura.

Antes da solenidade, aconteceu na Capela Militar Cristo Rei, um culto ecumênico em ação de graças pelos 182 anos da PMSC.

GALERIA DE FOTOS: CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM