pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Governador de Santa Catarina dá “Aula Magna” aos novos guardiães daquele Estado!

Numa demonstração de apreço à Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o Governo do Estado participou do evento programado pelo Comando da recepção dos novos guardiães de polícia ostensiva e preservação da ordem pública daquele Estado.

Naquela oportunidade, na cidade de Florianópolis, João Raimundo Colombo, governador do Estado, realizou a Aula Magna prevista o início do curso dos 950 novos alunos soldados da PMSC.

A notícia sobre o evento foi publicada, no portal da PMSC, com as seguintes informações:

Por volta das 14 horas desta terça-feira, 2, foi realizada no Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM), em Florianópolis, a aula inaugural dos 950 novos alunos soldados da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A cerimônia marca o maior ingresso de novos policiais militares em toda a história da PMSC, que completa 182 anos na próxima sexta, 5 de maio.

Participaram da cerimônia o governador do Estado, João Raimundo Colombo, acompanhado do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, além do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, do secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, delegado Aldo Pinheiro D’Ávila, do comandante-geral da PMSC, coronel Paulo Henrique Hemm, do subcomandante-geral, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior e do chefe do Estado-Maior-Geral, Giovanni Cardoso Pacheco, entre outras autoridades civis e militares.

A formação dos novos soldados será realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Florianópolis, e também nos municípios de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Herval D’oeste, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Dentre as disciplinas ministradas no curso integram as áreas de conhecimentos jurídicos, gestão em segurança pública, técnicas e procedimentos em segurança pública, gestão de conflitos e eventos críticos, valorização profissional e saúde do trabalhador, cultura policial e prática reflexiva na PMSC. A carga horária do Curso de Formação de Soldados (CFSd) é de 1.240h/aula e a expectativa é para que a formatura aconteça no dia 15 de dezembro deste ano.

Após formados, os novos profissionais serão efetivamente distribuídos de acordo com critérios técnicos, como aumento populacional de cada cidade, número de ocorrências locais e demandas reprimidas.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, destacou que este ato entra para a história da corporação. “Vivemos mais um momento ímpar, porque durante nossos 182 anos, nós nunca tivemos um ingresso de policiais tão expressivo como estamos tendo no atual governo”, afirma. “Este, em especial, é o maior ingresso em um único ato já registrado na corporação”, emendou.

O comandante também falou aos novos alunos sobre a relevância de suas ações, após formados, e da expectativa da sociedade frente às reais necessidades na esfera da segurança pública. “Sintam a responsabilidade de servir a uma instituição que completa 182 anos de bem servir. Sejam bem vindos à PMSC, que a cada dia está mais focada no seu papel social e na interação com o cidadão”, destacou. “Jamais esqueçam de atender o cidadão como gostariam de ser atendidos”, aconselhou.

O secretário César Augusto Grubba, por sua vez, colocou que desde 2011 até o ato desta terça-feira 4.866 novos policiais já ingressaram na PMSC. “Estamos mais uma vez provendo a recomposição do efetivo da PM. É um alento para a segurança, um ganho de fundamental importância para a política de recomposição permanente do efetivo”, destaca. O secretário ressaltou também que 50% do atual efetivo ativo da instituição ingressou na atual administração e também fez apontamentos sobre o processo de formação. “Precisamos formar profissionais alinhados com os anseios e expectativas da segurança pública”, considerou. “O início de cada nova turma torna a instituição maior. Maior e melhor. Novas responsabilidades, novos profissionais e novas percepções”, avaliou. “Existem dois tipos de pessoa que dirão que você não pode fazer a diferença no mundo: aquelas que têm medo de tentar e aquelas que têm medo de que você realmente consiga”, instigou o secretário, ao ler o pensamento de Ray Goforth, executivo que lidera a equipe técnica da Boeing.

Já para o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, a formação possui valor inestimável, frente ao papel social que o policial exerce em sua missão de servir. “Iniciamos uma caminhada árdua. Árdua, porém muito nobre. Nobre por representar a garantia de direitos fundamentais para todos nós. E também por servir o nosso povo, que é ordeiro e trabalhador”, considerou.

O governador Raimundo Colombo, em seu discurso, destacou a importância do ato para a promoção da segurança em Santa Catarina. “São quase mil novos jovens que, a partir de agora, iniciam um treinamento para se habilitarem na missão de servir à sociedade, de uma forma muito nobre, às vezes colocando a própria vida em risco, para garantir a segurança das pessoas”, destacou.

Juntamente ao reforço do efetivo, o governador garantiu que o Governo de Santa Catarina continuará investindo em infraestrutura, renovação de frota e aprimoramento de tecnologias. “Estamos vendo os indicadores de violência aumentando e o crime organizado tentando desafiar a sociedade. Sabemos que a sociedade vive um quadro de instabilidade. Por isso, precisamos reagir e mostrar nossa força e nosso valor”, pontuou. “O mal só vence o bem se as pessoas de bem não fizerem sua parte. E nós estamos aqui para fazer a nossa parte. Com Deus e com fé vamos cumprir nosso dever”, finalizou o governador.

Fonte: PMSC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM