Em Minas Gerais, Centro de comando e controle da segurança pública tem novo endereço.

No portal da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) há uma comunicação sobre a transferência de endereço do O Centro Integrado de Comunicações Operacionais da Polícia Militar de Minas Gerais (CICOp).

Nas novas instalações e com um novo formato, o centro de comando e controle abrigará doravante, os subsistemas policial (polícias civil e militar) e penitenciário da segurança pública e da defesa civil, cujas ações executivas são da competência do Corpo de bombeiros militares.

Leia, na íntegra, a notícia publicada pela PMMG.

O Centro Integrado de Comunicações Operacionais da Polícia Militar de Minas Gerais (CICOp), que hoje funciona no Prédio do Comando-Geral, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, ganhou uma estrutura mais moderna na Cidade Administrativa – prédio Alterosas. O comando do CICOp foi transferido para este novo local no dia 21 de abril. O prédio Alterosas foi escolhido pelo Governo de Minas para centralizar as comunicações operacionais das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e das Secretarias de Estado de Segurança Pública e Sistema Prisional. O CICOp é responsável pelo teleatendimento das chamadas de emergência via 190.

No primeiro dia de serviço no novo local, ocorreu um café de boas vindas oferecido pelo comando do CICOp. O evento contou com as presenças do chefe do Gabinete Militar, Coronel Fernando Antônio Arantes; do diretor de Apoio Operacional, coronel PM Mauro Lúcio Alves, e da subsecretária de Operação e Gestão de Projetos da Cidade Administrativa, Grasielle Oliveira Espósito. A nova estrutura oferece aos policiais militares mais ergonomia no trabalho e, com isso, um salto na qualidade do serviço prestado pelo policial militar e funcionários civis à sociedade.

Valorização profissional

De acordo com o coronel Mauro Alves, as tecnologias que estarão disponíveis no ambiente operacional do prédio, como rede de rádio digital, sistemas para leitura de placas de veículos, videomonitoramento também aperfeiçoarão a qualidade do serviço policial. “Escolhemos o dia 21 de abril para inaugurar esta nova etapa, pois é uma data simbólica para toda a Polícia Militar. Tiradentes é o nosso patrono e lutou por um ideal de justiça e valorização. O mais importante é a valorização do servidor civil e militar. A pessoa motivada presta um melhor serviço para o cidadão”, explicou o diretor.

Segundo o comandante do CICOp, tenente-coronel Alexandre Magno, o comando, as áreas de planejamento operacional, administrativa, logística, inteligência e comunicação organizacional já estão funcionando plenamente neste novo prédio, desde o dia 21 de abril. No segundo semestre, todo o serviço operacional do CICOp, responsável pelo 190, também serão transferidos para o novo prédio. O Centro Integrado de Comunicações Operacionais compõe o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD).

Há 28 anos atuando no CICOp, o subtenente Barbosa não tem dúvidas em afirmar que a mudança trará benefícios para todos. “Aqui contamos com salas com ar-condicionado climatizado, mais vagas de estacionamento, salas de treinamento contínuo, ou seja, uma melhor condição de trabalho”, disse.

Para a sargento Débora, que trabalha há cerca de um ano e meio no CICOp, além do ganho na qualidade de vida, já que ela mora próximo à Cidade Administrativa, o ambiente é adequado para desenvolvimento das suas atividades. “Toda estrutura oferecida nos permite realizar o serviço com mais conforto”, finalizou.

Inovações tecnológicas

“Em termos de estrutura, o 2º andar do prédio Alterosas será redimensionado para atender o aumento da demanda de chamadas telefônicas e a gestão de ocorrências de alta complexidade”, explicou o tenente-coronel Alexandre Magno. Por exemplo, a Sala de Coordenação, localizada na Praça da Liberdade, que hoje conta com oito lugares, terá 28 estações de trabalho, integrada ao sistema de Vídeowall (videomonitoramento de câmeras). Nesta nova também funcionará o Centro de Comando e Controle Regional (CICCR), que atualmente está instalado no prédio Minas, da Cidade Administrativa. O CICCR integra os órgãos de segurança pública no gerenciamento de grandes eventos.

Para a subsecretária de Operação e Gestão de Projetos da Cidade Administrativa, o trabalho integrado das polícias gera efetividade no serviço prestado à população. “O nosso papel é proporcionar e subsidiar todos os instrumentos que os órgãos de segurança precisarem para trabalharem com eficiência e colaborar com a diretriz do governo que é gerar benefícios aos servidores e à população na área de segurança pública”, diz.

O novo endereço do CICOp é: Cidade Administrativa – prédio Alterosas – Rodovia Papa João Paulo II, 1º andar, bairro Serra Verde, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 31.630-901.

Fonte: PMMG.

0

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*