pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Realização da 3ª edição do Colóquio da Justiça Militar de Minas Gerais.

Conforme noticiado neste portal, foi realizado o III Colóquio do Direito Militar.

O evento foi assim noticiado:

Pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais:

Na terceira edição do Colóquio da Justiça Militar de Minas Gerais, promovido por sua Escola Judicial, temas relacionados ao Sistema de Segurança Pública definiram a tônica do encontro.

No primeiro painel, mediado pelo presidente do TJM, juiz Fernando Galvão da Rocha; explanaram, o juiz Thiago Cabral, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça; e o Sociólogo e professor, Doutor Cláudio Beato; acerca dos mais recentes estudos realizados, objetivando entender melhor o cenário da segurança pública no Brasil.

Em seguida, no 2º painel, mediado pelo coronel PM Renato Batista Carvalhais, atual presidente da Comissão de Direito Militar da OAB/MG; os participantes tiveram a oportunidade de assistir às explanações, sobre o “Sistema Prisional: Desafios e Possibilidades”, do secretário de Administração Prisional do Estado de Minas Gerais e desembargador aposentado do TJMG, Francisco Kupidlowski – que relatou as suas experiências junto ao sistema APAC – e do diretor do Presídio Militar Romão Gomes (SP), Ten-Cel Clécio Tadeu da Silva – versando acerca do case desenvolvido, qual seja, a criação de presidio exclusivamente militar–.

O último painel do evento, “Considerações Sobre o Princípio da Insignificância”, visou a esclarecer ao público as peculiaridades do conceito, e os desafios na aplicação em face da subjetividade dos seus critérios. Participaram deste debate junto à sociedade, o juiz Fernando Armando Ribeiro, diretor da Escola Judicial Militar de Minas, como moderador, os professores; Doutor Guilherme Coelho Colen – diretor da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas e o Doutor Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno, professor Associado da UFMG.

Pela Polícia Militar de Minas Gerais:

O III Colóquio de Direito Militar, organizado pela Escola Judicial Militar do Estado de Minas Gerais (EJM), ocorrido nessa segunda-feira (24), no auditório do anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), reuniu várias autoridades e especialistas em Direito para discutir temas atuais como segurança pública e os desafios e possibilidades do sistema prisional brasileiro.

Participaram do Colóquio membros do TJMG, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, da Secretaria de Administração Prisional do Estado de Minas Gerais e da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas.

O diretor da Escola Judicial Militar, juiz Fernando Armando Ribeiro, disse que ao organizar o evento, a Escola quis focar a segurança pública, haja vista os últimos eventos ocorridos em presídios e as discussões sobre a implantação de um presídio militar em Minas Gerais. “Nesses momentos, precisamos resgatar as promessas de modernizar o estado de direito focando na segurança pública, que é nosso maior problema”, afirmou o juiz.

Convidado para o evento, o tenente-coronel Clécio Tadeu da Silva, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e que atualmente é diretor do Presídio Militar Romão Gomes, trouxe a experiência do trabalho de ressocialização que é feito na unidade prisional.

Roberta Cristina do Santos, que atua como oficial judiciário do Tribunal de Justiça Militar (TJM), disse ser importante participar de eventos assim para se atualizar com o contexto atual e buscar mais capacitação que possa ser levada para a prática do dia a dia.

Fonte: TJMMG e PMMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM