pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Na Serra Catarinense, há ações inovadoras de “polícia ostensiva e preservação da ordem pública”.

As ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, da responsabilidade das polícias militares brasileiras, desafiam a liderança e seus executores a serem cada vez mais inovadores.

Para isso, O comando do 6º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), com sede no município de Lages, naquele Estado, aceitou o desafio. Assim, o firme propósito delineado para aquela unidade, é “estar cada vez mais próxima da comunidade”! Então, “vem desenvolvendo inúmeros projetos na cidade e nos outros 20 municípios de abrangência”.

Veja, também, outras atividades consolidadoras das ações integradas de proteção ostensiva, descritas a seguir:

Nas escolas a ideia é atuar de maneira preventiva. O projeto Rede de Segurança Escolar está sendo desenvolvido em cinco instituições de ensino municipais e outras cinco estaduais em Lages. Nele se busca participar do dia a dia de alunos, pais e professores. A atividade consiste em desenvolver um programa com atuação integrada com outras entidades especializadas como Conselho Tutelar, Ministério Público, secretarias de Educação e Assistência Social.

O comandante da PM em Lages, tenente-coronel Alfredo Nogueira, explica que, por ser inovador, o projeto em Lages servirá como laboratório. “Teremos dois policiais inteiramente à disposição. A ideia é monitorar as causas de ações como mau comportamento dos estudantes, uso de drogas e depredação do patrimônio público. Queremos com algumas ações conjuntas promover melhorias, inclusive, nos índices de desempenho escolar dos nossos estudantes”.

Número de furtos e roubos tem queda significativa no primeiro trimestre do ano

Comandante Alfredo destaca que inovar e fazer melhor no campo da segurança pública é uma busca constante do Batalhão em Lages. Os bons resultados têm surgido a partir do intenso trabalho em ações preventivas.

Dados da própria PM apontam que houve significativa redução nos casos de furto em Lages nos primeiros três meses de 2017. O número de furtos praticados diminuíram 22% e ocorreram 47% menos roubos. “Nas ações preventivas queremos despertar no cidadão a vontade de promover a sua própria segurança por meio de atitudes simples no cotidiano”.

Rede de Vizinhos

Implantada em Lages no fim de 2016, a Rede de Vizinhos mostra bons resultados no quesito melhoria da segurança. O projeto conta com a participação efetiva de entidades como a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) comerciantes, comunidade e polícia e funciona a todo vapor no Centro e Coral. “A Rede de Vizinhos funcionou muito bem e rápido. Está sendo muito efetiva”, diz a presidente da CDL, Rosani Pocai. A meta da PM é que até o final do mês de abril todos os 21 municípios atendidos pelo 6º Batalhão tenham a Rede de Vizinhos implantada.
Implantação do Observatório de Segurança Comunitária
Para melhorar ainda mais o trabalho, a PM vai instalar o Observatório de Segurança Comunitária. Um laboratório de gestão integrada com ferramentas de tecnologia da informação para melhorar a eficiência e o alcance dos resultados. Com o Observatório, é possível fazer o monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, cruzar informações com o banco de dados já existentes como, por exemplo, alvos identificados, e alcançar êxito na solução de ocorrências policiais.

Projeto de contribuição voluntária

A iniciativa de promover uma ação colaborativa surgiu da própria comunidade. O projeto de contribuição espontânea está aprovado pela Câmara Municipal e conta com o Apoio da Secretaria de Águas e Saneamento de Lages ( Semasa). O contribuinte poderá fazer doações, por meio da fatura de água, superiores a 1 real por mês. Todo recurso será destinado ao custeio despesas e à manutenção das atividades e projetos da PM.
Representante do Governo do Estado, o advogado da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages Gustavo Assink reforça que esse é um projeto saudável e de extrema importância para a comunidade. “Qualquer meio alternativo para financiar a segurança é válido. Isso significa o amento da eficácia da polícia com a ajuda da própria comunidade. Não dá para aguardar apenas os recursos públicos, que às vezes demoram a chegar”.

PM conta com o apoio de instituições e entidades

Para desenvolver esses e mais projetos, a PM conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Câmara de Dirigentes Lojistas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Empresarial de Lages (Acil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), União das Associações de Moradores, Observatório Social entre outros.

Fonte: PMSC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM