pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Condecorações na Polícia Militar Paraense!

Nesta sexta-feira (17), A Polícia Militar e a comunidade escolar comemoraram, em grande estilo, “o 9º aniversário do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), unidade especializada na prevenção da violência no âmbito estudantil com crianças e adolescentes através de ações ostensivas e educacionais em todo o estado”.

De acordo com Márcia Santos, Jornalista da PMPR, “durante a solenidade, foram entregues medalhas Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze, a medalha BPEC, a medalha Proerd e a moeda comemorativa do batalhão aos militares estaduais e autoridades civis que tem apoiado a PM na prevenção à violência no meio escolar”.

Veja outros detalhes que constituíram a reportagem ora destacada:

“É um segmento da PM que trabalha a excelência da prevenção nas atividades da patrulha escolar comunitária e também pela coordenação do nosso principal programa de política pública que é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O batalhão é importante para a comunidade escolar e se faz presente no ambiente estudantil graças a atuação séria e responsável de seus integrantes. Parabenizamos o BPEC por nove anos de trabalho intenso e cremos que terá um futuro promissor pela frente”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento a contribuição de policiais militares e pessoas do meio escolar que tem atuado junto à Polícia Militar nas atividades de prevenção à criminalidade por meio de um plano educacional que demonstre aos jovens a importância dos valores da cidadania e de responsabilidade para o futuro intelectual desse público.

O empenho e dedicação demonstrados pelos policiais militares na manutenção dos pilares do policiamento comunitário (escola, família e polícia) foram coroados com a entrega das medalhas BPEC e Proerd. “Foi nesse batalhão que me encontrei na profissão, trabalhando com satisfação e realização, colaborando para uma vida melhor às crianças para que fiquem longe das drogas e da violência”, disse a soldado Elisângela Aparecida Buss.

Dezenas de policiais militares que fazem trabalhos educativos em colégios estaduais estiverem presentes na solenidade e foram reconhecidos pela atividade que desempenham, como o cabo Eduardo Wilkosz, que atua junto a uma equipe do BPEC na Guarda Mirim do Paraná. “Estou há três anos no batalhão e percebemos que a PM é um dos pilares de sustentação do colégio, pois trabalhamos a cidadania com crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social e situação de risco, proporcionando um olhar de esperança e motivação aos estudantes que mais necessitam”, afirmou.

A secretaria de Educação do Estado, professora Ana Seres, convidada a participar do ato solene, enalteceu a integração do BPEC junto à pasta na promoção de mais segurança ao público estudantil. “Quando se conhece o trabalho da Patrulha Escolar, reconhecemos não só a necessidade, mas a eficiência com que é aplicado o policiamento preventivo e repressivo nos momentos mais conflitantes que enfrentamos nos últimos tempos”, afirmou.

Também foram condecorados os militares estaduais que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação com a medalha Policial Militar de Bronze, Prata e Ouro, respectivamente. “São três décadas de serviços prestados e a maior conquista não é receber uma medalha, mas saber que você fez o melhor, mesmo com as limitações e dificuldades seu coração foi doado e eu me sinto recompensado”, destacou o subtenente Nelson Hercilio Mansani, que atuou no BPEC e hoje faz parte do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA).

Durante seu discurso, o Comandante do BPEC, tenente-coronel Ronaldo de Abreu, explanou sobre a formação do batalhão, as dificuldades enfrentadas dentro e fora da corporação ao longo da jornada de nove anos, louvando os policiais que fizeram parte dessa história e não desanimaram ante aos problemas.

Foi mencionado o saudoso ex-Comandante-Geral da PM, coronel Anselmo José de Oliveira, idealizador da modalidade de policiamento escolar e que permanece eternizado no nome oficial do BPEC: Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária Coronel Anselmo José de Oliveira. Familiares do oficial estiveram no evento e receberam a homenagem e agradecimento de todos os presentes.

“Desde o início o pensamento em se ter uma unidade especializada de patrulha escolar comunitária teve como foco a prevenção de segurança pública no ambiente escolar. São 2,6 milhões de alunos e professores distribuídos em escolas publicas e privadas em todo o Paraná e só esse numero justificaria a necessidade desse tipo de policiamento. Cerca de 95% à 97% das nossas ações são preventivas, o que mostra um perfil voltado à educação”, explicou o tenente-coronel Abreu.

HISTÓRIA – A criação do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária se confunde com a trajetória bem sucedida do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o qual foi aplicado no Paraná em 2000 através de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Educação, voltado para o ensino fundamental público e privado.

O BEPC atualmente trabalha com dois programas: Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Em todo o estado, a unidade possui quatro companhias: 1ª Companhia, em Curitiba; 2ª em Foz do Iguaçu (Oeste), 3ª em Maringá (Noroeste) e 4ª Companhia em Londrina (Norte).

O PROERD começou com um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar da cidade, recebendo o nome de Drug Abuse Resistence Education (DARE) e já foi aplicado em mais de 50 países. O programa visa educar os cidadãos, ainda crianças, para que, no futuro, possam evitar problemas com álcool, drogas e violência. Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, que foram projetadas para estimulá-los a resolverem os principais problemas desta fase de suas vidas.

Estiveram na solenidade a secretária de Educação, professora Ana Seres, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, delegado Roberto Mello Milaneze, a Superintendente de Educação, Inês Carnieletto, a Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) Área Norte, professora Andréa Rosa, a integrante do Conselho Municipal de Educação, Vivian Rita Meza Siqueira Cezar de Oliveira, o reitor da Unicuritiba, Arnaldo Rebello, o Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg, o Chefe da Diretoria de Apoio Logístico (DAL), coronel João de Paula Carneiro Filho, e a Coordenadora da Equipe Pedagógica do NRE de Curitiba, Débora Queiroz.

Também estiveram presentes oficiais da reserva remunerada, oficiais e praças da Polícia Militar e familiares dos homenageados.

Fonte: PMPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM